terça-feira, maio 16, 2006

As Pessoas

I - Os pensamentos das pessoas

A verdade é que as pessoas pensam:
os humanos nascem
com sementes de perguntas na cabeça

As pessoas vão na rua
olhamos para elas
e vão de passo em passo
em escadas rolantes
em elevadores em autocarros em metros
vão de pensamento

Às vezes as pessoas trepam
até ao cume umas das outras
e param de pensar

o pensamento dos humanos
é como uma arma
difícil de arremessar

olha-se para o espelho
e pensa-se "tu és isto"
mas tu nunca és nada disto
Olha-se para o retrato
e pensa-se "eu sou assim"
e não sou
só estou a pensar que sim
sem que, no entanto,
o pensamento se arremesse
e me toque

é então que não me transformo

as pessoas permanecem assim
sem que esse "assim"
seja algum dia aquilo que elas pensam.
Depois as pessoas evoluem de assim em assim

pensam umas nas outras
e até de umas para as outras
com certezas e embaraços
mas sobretudo com distracção e despropósito

o pensamento provoca intençõees
e é daí que as coisas se fazem
as coisas como o mal
e o bem
ou as outras mais pequenas
e mais fáceis de definir

Na cabeça das pessoas
existem ideias e perguntas
e tentativas de resposta

O mundo é
no pensamento das pessoas
uma demanda obscura
uma corrida duradoura
sempre atrás de ideias correctas
chamadas respostas

Das perguntas já se sabe que eram sementes
e que brotam
das ideias sabe-se pouco
e das respostas nada se sabe
embora se pense muito nelas

há pessoas que têm sabedoria no cérebro
mas isso não faz delas sábias
porque quanto mais sabem, mais pensam.
E quanto mais se pensa
mais perguntas nascem
e uma pessoa sempre a perguntar
nunca responde a nada

pensar é hesitar perante o momento
é questionar perante a dádiva

pensar desregula a apatia.

Há pessoas que pensam no caos
e perdem tempo
a ficar inquietas

e o caos agarra nas pessoas
e come-lhes os pensamentos nas próprias cabeças
mesmo que os pensamentos não prestem

Depois as pessoas ficam muito sérias
a pensar no que lhes terá acontecido

As causas e as consequências fazem as pessoas pensar muito.
As pessoas sentam-se
e, uma vez introvertendo,
franzem os sobrolhos
e dizem "humm..."
e pensam numa causa e numa consequência qualquer

6 Comments:

Blogger chOURIÇO said...

Alternativo, hem?

Muito bem.

12:27 da tarde  
Blogger Filipe Guerra said...

Nasce aqui um novo espaço que promete.
Toda a poesia é alternativa, chouriço (olá, estás bom?), quanto mais não seja à poesia alternativa.

1:38 da tarde  
Blogger B said...

não é alternativo eu acho que é mais indie. blá blá... que comentário de caca o meu.

4:39 da tarde  
Blogger chOURIÇO said...

E Éfe, pá, deitaram o outro projecto abaixo (que eu só hoje é que conheci), mas espero que Vosselências continuem a escrever noutros espaços.

Mainada.

6:53 da tarde  
Blogger Diego Armés said...

Isto é "outro espaço".

7:15 da tarde  
Blogger chOURIÇO said...

Ora, porra.

Não me digas.

Duhhhhhhh...

4:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home